segunda-feira, 27 de abril de 2015

Robôs em sala de aula ajudam crianças com autismo a aprenderem

A importância dos avanços tecnológicos no processo de aprendizagem...




Crianças autistas podem aprender melhor a partir de robôs do que de professores humanos,
de acordo com a evidência emergente de um ensaio de uma escola de Birmingham. 





Dois robôs humanóides, Max e Ben, têm ajudado ensinar as crianças com autismo em Topcliffe primário desde março.
A escola é a primeira no Reino Unido a tentar a tecnologia.
O professor Ian Lowe que lidera o projeto disse: "Os robôs não têm emoção, por isso que as crianças com autismo sentem-se menos ameaçados do que com seus professores e mais fácil de lhe dar”...
Ele acrescentou: "Eles são realmente bonitos de olhar Crianças com autismo luta com a comunicação com os adultos e com outras crianças, mas por algum motivo eles se envolvem com esses robôs..
"As crianças que primeiro entram na escola incapaz de fazer contato visual com os seres humanos começam a se comunicar através dos robôs".
Cerca de um quarto das crianças na escola são autistas. É um projeto primário que recebe financiamento especialista de apoio a crianças autistas em classes separadas, usando uma variedade de tecnologias.
Os robôs são na altura do joelho e se movimentam como crianças. Na escola eles são usados para ensinar fonética e jogar cartas ou jogos de memória e imitação com crianças na faixa etária de cinco a 10 anos.
Pesquisadores da Universidade de Birmingham, que têm vindo a analisar as melhores maneiras de usar os robôs dizem que a chave está na programação.

Jogos de memória
Karen Guldberg, diretora do Centro de Autismo da Universidade de Educação e Pesquisa, disse à BBC: "Estamos a pensar criativamente sobre como melhorar o programa destes robôs para ajudar a desenvolver a interação social das crianças e habilidades de comunicação".
“Em particular, os robôs podem ser usados para melhorar basicamente a capacidade de aprendizagem das crianças.”
"Nós fazemos uma série de atividades diferentes com os robôs que agem como um modelo para o comportamento das crianças. Por exemplo, jogos de memória, que recebem as crianças de imitar os movimentos do robô, podem ajudá-los a se engajar motivados com o aprendizado”.
Dr. Guldberg acrescentou: "É incrível ver como ficam envolvidos e focados quando eles estão interagindo com o robô, visto que pode ser muito difícil conseguir que as crianças com autismo e concentre.".
“as crianças com autismo encontram em particular na tecnologia algo previsível, claro e motivador, mas um bem pensado programa poderia também funcionar bem em classes regulares”.
"Se você pode atender às necessidades de crianças com autismo e que pode satisfazer as necessidades de todas as crianças", disse o Dr. Guldberg."Quando as pessoas se sentem seguros e estão motivados aprendem muito melhor."
Os robôs foram doados por fabricantes franceses, Aldebaran. Eles custam cerca de R $ 15.000 cada.


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Currículo +

Currículo+

Bom, tenho certeza que muitas pessoas nunca tinham ouvido falar sobre o site Currículo+, eu também não tinha até conhecer através da aula de Tecnologia Educacional.
.
Quando descobri o site, já fui direto visualizar seus conteúdos, notei que tudo serve como um grande benefício à educação, com tantas ferramentas que o site oferece é difícil escolher só um. Porém o que mais me cativou foram os JOGOS, afinal quem não gosta de jogar?

Quando  cliquei em jogos, logo apareceu uma ampla variedade de jogos, eu escolhi o jogo "Food, Drinks ELS Interactive Vocabulary",ele é parecido com o jogo banco  "Banco Imobiliário", é um jogo de tabuleiro, que você tem que jogar o dado e andar as casinhas determinadas por esse dado, e o melhor de tudo é que esse jogo funciona como se você estivesse fazendo curso de inglês, de um jeito bem divertido e interativo.

Todas ferramentas que o Currículo + apresenta são bem interessantes, vale a pena conferir, e o melhor de tudo é perceber os grandes benefícios que a tecnologia apresenta para a formação de nossos alunos e para o nosso aprendizado junto a eles.


LINK: http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/ 

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Tagxedo

Olá pessoal tudo bem? Hoje vou falar um pouquinho sobre uma ferramenta que conheci no Curso de Tecnologia Educacional e achei simplesmente sensacional ...

                            Vocês já ouviram falar da ferramenta Tagxedo?


   É uma ferramente super interessante onde você pode criar diversas imagens com nomes, palavras e etc. E o mais interessante é que essas imagens criadas podem virar estampas de camisetas, xícaras, trabalhos escolares,post no seu Facebook para uma pessoa especial e o que sua imaginação quiser criar.

  Vou postar algumas imagens que foram criadas abaixo e postar o link para que vocês possam criar também.

  Espero que gostem amores...

Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa,nunca tem medo e nunca se arrepende.
(Leonardo da Vinci)
























Segue o link:http://www.tagxedo.com/app.html

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Tecnologia Educacional

Você já parou pra pensar o quanto os meios tecnológicos são importantes em sala de aula? E o quanto eles podem influenciar no aprendizado dos professores e e alunos?

Hoje meu post é sobre esse tema, onde tivemos a oportunidade de desenvolver um trabalho em sala de aula voltado para o uso de tecnologia.


Por estarmos vivendo em um século onde os avanços tecnológicos vem surgindo cada vez mais rápidos, temos que estar atentos a essas evoluções e procurar evoluir e aprender com cada tecnologia que nos trás benefícios, e é isso que vem acontecendo cada vez mais em diversas escolas.

As escolas querem oferecer recursos aos alunos onde seja possível aprender de forma diferente, onde haja interesse dos alunos  pelos recursos que a escola oferece como forma de aprendizagem.


A inovação tecnológica é responsável por um número maior de alunos felizes em ir à escola além de desenvolverem pontos de vistas diferentes em relação a todos os assuntos, favorecendo então na escalada de um mercado de trabalho cada vez mais concorrente e dinâmico.


Essas mesmas inovações têm ajudado e melhorado o trabalho dos docentes que já não sabiam a que recursos recorrer para proporcionarem aos seus alunos uma nova forma de aprendizagem. 


Com isso a escola consegue aos poucos um papel que desde o inicio foi lhe destinada que é o de formar pessoas com opiniões próprias e com senso crítico.


Perceberam como é importante o uso da tecnologia em sala de aula? Nos docentes e professores temos que estar sempre aprendendo e aprender com os avanços tecnológicos é algo muito importante tanto para nós como para nossos alunos... 









quarta-feira, 1 de abril de 2015

A integração nas redes sociais


Professores e alunos podem ser amigos nas redes sociais?

   Sim é importante os alunos e professores terem essa integração nas redes sociais, porém ambas partes tem que saber seus limites.
   Tendo os alunos em suas redes sociais os professores tem que saber o que postar pra não gerar certas polemicas no ambiente de trabalho.
   E esse meio de comunicação pode gerar outras formas de integração as atividades escolares, onde pode ter criações de grupos para compartilhamento de atividades, e grupo de estudos onde todos possam trabalhar em equipe aprendendo e tirando dúvidas.



Texto 03: Projeto promove integração entre escolas via internet

   A integrações de diversos alunos via internet é importante pelo fato de quebrar barreiras, como por exemplo, a integração de escolas públicas e particulares, onde os alunos compartilham conhecimentos.
  Por existir preconceitos sobre estudar em escola pública os alunos de escolas particulares tem conceitos prévios de como deve ser ruim o aprendizado nesse ambiente, sua estrutura deve ser precária e que deve rolar violência, drogas e etc.

   E esse meio de comunicação acaba rompendo essas barreiras, pois ocorre a interação de ambas partes, onde eles esquecem os mundos diferentes em que vivem, e acabam trocando conhecimentos.