A interação entre a Tecnologia e a Escola vem tornando-se cada vez mais interessante e produtiva, por apresentar desafios tanto a quem ensina como quem esta aprendendo.
Por vivermos em um mundo globalizado onde a tecnologia se faz presente em nosso dia-a-dia, temos que esta antenados a todas inovações que surgem a cada momento e procurar explorar essas novas ferramentas como aprendizado.
O pepel dos usos tecnológicos em sala de aula é muito importante, pois ao utilizarmos esses meios tecnológicos, podemos ampliar a interação do professor com o aluno, o interesse por algo novo entre ambas partes, e a exploração de materiais didáticos no mundo virtual.
Segundo Calos Seabra (2010) Para que estas tecnologias sejam significativas, não basta que os alunos simplesmente acessem as informações: eles precisam ter a habilidade e o desejo de utilizá-las, saber relacioná-las, sintetizá-las, analisá-las e avaliá-las – quando os alunos se esforçam para ir além de respostas simples, quando desafiam ideias e conclusões, quando procuram unir eventos não relacionados dentro de um entendimento coerente do mundo. Sua aplicação mais importante está fora da sala de aula – e é para aí que o ensino deve voltar seu esforço. A habilidade de pensar criticamente pouco valor tem se não for exercitada no dia a dia das situações da vida real.
Claro que isto não ocorre espontaneamente, e aí entra o papel do
professor, encorajando os alunos a fazer conexões com eventos externos
ao mundo da sala de aula, descobrindo a ligação entre situações vividas e os conteúdos curriculares. Existem muitas táticas que
o professor pode utilizar e que podem ser enormemente motivadoras,
estimulando processos de transferência, e essa experiência o
professor já tem, basta não se considerar um “ignorante em informática”
e buscar aplicar na nova mídia sua base de conhecimentos,
estando aberto à pesquisa e ao autoaprendizado contínuos
Portanto o papel do professor é muito importante nesse momento, e cabe a eles entenderem que essa nova ferramenta amplia conhecimentos e traz novas estratégias de aprendizado, tornando as aulas mais interessantes e didáticas.



Um projeto maravilhoso, no qual podemos observar o interesse dos alunos em um novo me todo de aprendizado.
ResponderExcluirÉ muito bom trabalhar com a tenologia pois eles aprendem de uma maneira diferenciada e inovadora !!!
A utilização da tecnologia é muito importante para a ampliação de conhecimento das crianças, elas adoram aprender usando tablets, compudores, celulares e etc. E junto ao auxilo do professor aprender usando a tecnologia, pode tornar ainda mais interessante e prazeroso.
ResponderExcluir